1825 visitantes e 1 membro online
 

Descubra e Aplique as Leis Dinâmicas da Prosperidade.

Tudo Grátis!


www.acasadoaprendiz.com.br

Trabalhando com projetos na Educação Infantil: Animais
Este artigo já foi lido por : 9816 pessoas
Escrito por Rosena Marques Heleno   
Qua, 23 de Março de 2011 17:44

Trabalhar com projetos significa exatamente a possibilidade de articular, no trabalho pedagógico, a realidade sociocultural das crianças, o desenvolvimento infantil e os interesses específicos que as crianças manifestam, bem como os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade a que todos têm direito ao acesso.

 

Os projetos imprimem, ainda, um clima de trabalho conjunto e de cooperação na medida em que os conhecimentos vão sendo coletivamente construídos, ao mesmo tempo em que são respeitados os interesses individuais e os ritmos diversificados das crianças. Eles dão um "colorido" no sentido de, envolver e motivar as crianças e famílias num tom de entusiasmo e descobertas à sala de aula e ao trabalho escolar em geral, e ao mesmo tempo favorecem o crescimento infantil e a construção de novos conhecimentos." ( Projeto Pedagógico de Educação Infantil Morada do Lassalinho)

 

O Projeto Animais do Grupo 2 surge do interesse que o grupo demonstrou sobre o assunto durante as aulas. Desde a escolha do nome da turma, passando pelos pedidos para trazer seus animais de estimação para o colégio até a observação curiosa do trajeto das formigas na praça. Neste projeto o foco será os animais de estimação e outros de escolha do grupo. 

 

Os objetivos do projeto contemplam todas as áreas de aprendizagem( cognitiva, emocional) e os eixos de trabalho que são: Identidade e autonomia, espiritualidade, natureza e sociedade,movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, e matemática. Dentre os objetivos propostos neste projeto ressalto:

 

Proporcionar o contato com pequenos animais despertando o gosto e estimulando a curiosidade;

 

Realizar observações a cerca de hábitos, alimentação, estrutura corporal de alguns animais;

 

Levantar questões e hipóteses sobre o ambiente natural dos animais particularmente os observados e estudados;

 

Estabelecer o contato com diferentes fontes de conhecimento científico envolvendo-se na busca de respostas para as questões colocadas pelo/para o grupo;

 

Relacionar conhecimentos anteriores com as novas experiências e informações reestruturando suas próprias idéias evoluindo na construção dos conceitos relacionados ao tema;

 

Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular e etc, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;

 

Explorar diferentes posturas corporais;

 

Interpretar músicas e canções diversas participar de situações que integrem músicas e movimentos corporais;

 

Explorar e manipular materiais como lápis e pinceis de diferentes texturas e espessuras, tesoura, meios como argila, tinta, cola, massinha, variados suportes gráficos como papel, lixa, chão, madeira, etc;

 

Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;

 

Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situação nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias, etc;

 

Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;

 

Utilizar a contagem oral, noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária;

 

Algumas atividades a serem realizadas durante o projeto:

 

Comparação dos animais trazidos pelos alunos quanto à estrutura corporal, habitat, alimentação, etc;

 

Integração com as famílias pelo envio de materiais sobre o assunto;

 

Construção de gráficos;

 

o Exploração de histórias em livros e vídeo envolvendo animais;

 

Cantar e dramatizar cantigas envolvendo animais;

 

Realizar jogos matemáticos de seriação, classificação, memória e bingo;

 

Imitar os sons e a locomoção de animais;

 

Montagem de um painel com gravuras de animais classificando os que nadam, voam, andam, rastejam;

 

Trabalhar com músicas e poesias de Vinícius de Moraes A arca de Noé;

 

Confeccionar dobraduras de animais;

 

Modelagem com argila e massinha;

 

Desenhos com diferentes materiais;

 

Recorte e colagem; Entre muitas outras.

 

Busca-se assim, o encadeamento das atividades e o aprofundamento nos assuntos explorados a partir da observação das necessidades e possibilidades das crianças em termos de desenvolvimento e da continuidade do seu interesse nos projetos. O espaço pedagógico se constitui em parceria, professor e crianças, a partir de um processo de reflexão docente sobre o cotidiano e de replanejamento constante.


Os artigos veiculados neste site são de inteira responsabilidade dos respectivos autores/publicadores. Informe-nos em caso de violação dos direitos autorais para que possamos retirar o(s) referido(s) artigos(s) do ar

 
Perfil de: Rosena Marques Heleno

Autor(a) com 69 artigos no site

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar